MELHOR IDADE
Missa das Crianças 10-02
12/02/2019

VOCACIONAL

A Pastoral Vocacional se refere à formação dos discípulos e missionários de Cristo, e ocupa um lugar especial na continuidade da Santa Igreja, pois por ela são acompanhados cuidadosamente todos aqueles que o Senhor chama a seguí-lo na sua Igreja; no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado de leigo.

A Pastoral Vocacional começa na família e continua na comunidade cristã. Deve dirigir-se às crianças e, especificamente, aos jovens para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto de Deus para cada um de nós. Isto se faz através de um acompanhamento que provoque um processo de discernimento.

Não podemos construir uma Igreja ministerial se não houver nas comunidades pessoas que se prontifiquem a coordenar, despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações, a começar pela vocação à vida, a ser cristão e às vocações especificas como ministros ordenados, leigos e leigas engajados na comunidade e na vida consagrada.

O ministério leigo é um labor de caráter especial, exercido por pessoas em plena comunhão com a Igreja, devidamente preparadas para tal e admitidas oficialmente pelo bispo, sendo denominados de Evangelistas.

O Evangelista pode desempenhar as seguintes funções:

a) servir nos ofícios públicos como leitor, acólito e pregador,

b) instruir pessoas para o Batismo, Matrimônio e Confirmação;

c) dirigir ofícios litúrgicos em conformidade com o que estabelecem as rubricas próprias dos leigos;

d) auxiliar o ministro ordenado nas tarefas relativas à educação cristã na comunidade.

e) auxiliar o ministro ordenado em outras funções evangélicas, pastorais e administrativas conforme as necessidades da comunidade local.

A Pastoral Vocacional ajuda a despertar pessoas para os diferentes serviços e ministérios leigos de que as nossas comunidades necessitam. Lembra a todos os vocacionados que o exercício de tal serviço ou ministério se dá por meio de um chamado de Deus. ‘’Deus quer  precisar de nós para realizar a sua obra. A obra é de Deus e nós somos seus colaboradores’’

A Pastoral Vocacional é uma ação permanente da Igreja, no sentido de ajudar as pessoas a descobrirem e assumirem o seu lugar e realizarem a própria missão de serviço onde forem chamadas. Entende-se como o serviço a cada pessoa, a fim de que ela possa descobrir o caminho para a realização de um projeto de vida segundo a vontade de Deus”.

Quanto à formação para o exercício das Ordens Sacras a partir do Diaconato na Igreja Católica Brasileira, essas diretrizes devem seguir a normatização canônica estabelecida nos Estatutos e no Código Eclesiástico. O Candidato deverá ter cursado Teologia que poderá ser feita pelo Instituto Brasileiro de Estudos Filosóficos e Teológicos com ênfase na doutrina da ICAB.

Maiores informações: www.ibeft.org